Time desengajado? Equipe sem ritmo? Da uma olhada nisso..

Na última reunião de conselho estratégico da MOAI, ouvimos algumas coisas do tipo: Meus funcionários são desmotivados! Já ofereci cerca de 4 mil reais por um único dia de trabalho para desenrolar uma meta desafiadora, e NINGUÉM quis participar! As pessoas fazem apenas o necessário, não engajam, fogem de mudanças.. a cultura da empresa parece estar travada no comodismo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Imagine uma partida de futebol sem gol, um jogo de basquete sem sextas ou um jogo de tênis sem sets. Estranho não é? Você já parou para pensar, o quanto fazemos coisas no dia a dia de nossas vidas, sem objetivo nenhum? Por que desenvolvemos determinado conteúdo? Por que iniciar esse projeto? Por que priorizar essa tarefa?

O grande problema da falta de planejamento, é que vamos acabar jogando para sempre, sem nunca atingir um objetivo!

Sonhos e objetivos são fundamentais para todos nós! O desejo de alcançar algo, de explorar novos terrenos, de impactar o mundo e as pessoas ao nosso redor, arde dentro de todo empreendedor.

Vai dizer que o sonho do pessoal da R2 de fazer uma PRAIA no centro oeste, não foi algo que despertou a faísca do time para dar o máximo de si e fazer deste sonho realidade?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sonhos não nos dão apenas um foco, algo maior para aspirar, eles também nos conectam com nós mesmos, criando paixão, energia e força para ter o mindset necessário para seguir em frente, crescer!

Aposto que você já ouviu Garyee falando sobre comprar o NY Jets, ou aquele digital influencer que você segue, compartilhando seus “21 dias de foco”.. objetivos inspiram! Foi assim e sempre vai ser, com as personalidades de hoje e com as antigas como Mahatma Gandhi e Nelson Mandela.

Todo grande líder precisa ter clareza do seu sonho! Do seu objetivo. Falamos muito disso na última reunião de conselho estratégico da MOAI. Uma vez bem definido o sonho, você deve trabalhar para desenvolver objetivos e metas apropriadas e coerentes com o alcance daquele sonho.

Eu mesmo, na MOAI, sempre que vejo um empresário com aquele brilho ardente no olho com desejo de criar algo novo, único, já me sinto motivado. É aquele “esse cara tem algo diferente” que todas as pessoas ao redor sentem!

Objetivos vs Sonhos

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sonhos e Objetivos podem parecer a mesma coisa, mas não são. Um objetivo é uma meta, algo que podemos dedicar esforços para tingir. Nossos objetivos nos levam em direção dos nossos sonhos, mas são os sonhos que disparam aquele frio na barriga, incentiva a imaginação, motiva – e reflete fortemente nossos desejos internos e inclusive em nossa própria identidade.

Quer coisa mais broxante do que aqueles objetivos – vamos fechar 20 negócios esse mês, sem algo a mais do que isso? Fala sério, eu e você sabemos, isso só inspira e enche o bolso do dono!

Se Martin Luther King tivesse falado: “Eu tenho um Objetivo”, ao invés de “Eu tenho um sonho”, provavelmente eu não estaria citando ele agora. Isso não teria conectado com as milhares de pessoas que acreditaram no mesmo sonho, e se sentiram inspiradas por ele.

Ter um sonho, começa com uma pergunta (para qual boa parte dos empreendedores que conheço não sabem da resposta): O que você quer? O que você realmente quer?

Se conectar com a resposta desta pergunta, e ter uma visão clara de onde se quer chegar, é o que irá te possibilitar traçar os objetivos corretos e inspirar seu time a ter o ritmo necessário para chegar lá.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quando converso com empreendedores na MOAI já bem estabelecidos, percebemos que muitas culturas são prejudicadas pela carência de um objetivo maior, a empresa começa a “jogar seguro” e isso acaba de certa forma tornando o ritmo mais lento – isso não necessariamente é um problema – mas será que não estamos desperdiçando o talento da equipe, e o potencial de crescimento do negócio?

O tamanho da pergunta determina a resposta. Se formos audaciosos, ousados e exuberantes em nossos objetivos, nossa mente abre. Quando fazemos novas perguntas, iniciamos todo tipo de química que, de outra forma, não teríamos.

Tanto sonhos quanto objetivos nos dão ‘uma bandeira quadriculada ou uma linha de chegada’. Em ambos os casos, algo claro a se buscar. Por ter uma imagem clara e constantemente reforçada de onde você quer ir, nosso cérebro encontra uma maneira de chegar lá

Sonhos inspiram todos nós

Mas há outra razão pela qual os sonhos são importantes. Sonhos e grandes ideias são contagiosas: eles têm o poder de envolver e inspirar sua equipe. Quando as pessoas estão engajadas e energizadas, elas não apenas fazem o trabalho, se sentem motivadas, pensam fora da caixa, fazem um esforço extra, criam ideias inovadoras.

Você que é pai, vai dizer que não sentiu aquela emoção diferente quando seu filho compartilhou do sonho de ser o maior médico do mundo, ou um astronauta?

Os melhores líderes sabem a importância de ter sonhos e objetivos claros, mas também sabem que não são os únicos que têm ambições. Como líder, descobrir o que motiva as pessoas com quem você trabalha pode levar tempo e esforço, mas vale a pena.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quando você sabe quais são as aspirações de alguém, começa a entendê-las verdadeiramente. Isso ajuda você a desenvolver uma conexão mais profunda com eles e, crucialmente, permite encontrar as melhores maneiras de se envolver, motivar e recompensar.

Você aprende como vender a eles uma ideia e como ajudá-los a desenvolver suas habilidades e carreira. Tudo isso leva a funcionários mais engajados, e o engajamento leva a melhor produtividade e retenção.

Nossos sonhos e objetivos devem nos fazer sentir energizados e apaixonados. Se não o fizerem, não funcionarão – focamos na coisa errada ou criamos a imagem que pretendemos ser previsível ou fácil demais.

Eaí passamos a postar coisas sem sentido, nos perdemos em dezenas de livros sem conexão um com o outro, ou temos aquela sensação de não estar saindo do lugar.

Um pouco mais sobre isso..

Sonhos e objetivos precisam de detalhes. Criar uma visualização granular do que queremos ou para onde pretendemos serve a dois propósitos. Eles esclarecem seus objetivos e ao mesmo tempo, apaga pensamentos negativos ou inúteis, dando a você foco no que realmente importa.

Saca só isso.. se você acordar pensando no seu sonho, focar nele o tempo todo, ter clareza do seu objetivo e no que deve estar fazendo, você não vai ter TEMPO para ficar pensando nas porcarias que tiram seu foco, atenção e minam sua energia! Isso acontece também com o seu time..

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A visualização oferece foco; isso garante que sua mente permaneça fixa no momento e na tarefa, em vez de deixar a negatividade ou a dúvida surgir.

Na empresa Muller, eles testaram isso. Decidiram compartilhar o sonho do negócio, estipular boas metas e manter um plano de comunicação e engajamento com a equipe.

Sua pontuação para o engajamento seis meses depois foi de 19,6%, um ano depois 37%, um ano e meio depois 48%. Quando Stewart Gilliland, CEO da empresa saiu, foi de 68%. Em 68%, a Muller produziu mais iogurte, vendeu mais iogurte e jogou menos fora – foi o melhor ano de todos. ‘

A importância de ter um sonho não pode ser exagerada. Não estou falando de empreendedorismo de palco ou auto ajuda sem sentido.

É uma das principais facetas do ser humano. Quando realmente nos conectamos com o que queremos e combinamos com visualização e afirmação positiva, temos uma chance real de chegar lá.

Portanto, continue falando sobre a imagem, para si e para seus funcionários, repita-a, diga-a aos outros, mantenha ela exposta, e seu cérebro encontrará uma maneira de ir daqui para lá da maneira que você desejar. Seu time vai sonhar com você e os resultados, assim como a Muller provou, vão se revelar (:

Em frente!

Abraços

Vinicius Postai

Mande sua mensagem

SIGA A MOAI

TELEFONE

EMAIL

contato@mmoai.com.br

ENDEREÇO

Envie uma mensagem
Olá, quer ser membro MOAI?