Seu time é sinistramente engajado?

Em inglês existe um termo para “habilidade do seu time e sua de prestar contas”, basicamente, o nível de responsabilidade do seu time para fazer as coisas acontecerem.

Esse termo é: accountability.

Uma habilidade falha na maioria dos empreendedores (e validada por uma pesquisa em Harvard, onde 50% dos empreendedores receberam uma nota péssima para suas habilidades de manter o time “accountable”).

Isso não é muita novidade, pois é algo que NÃO PODE SER FEITO MEIA BOCA. Começa pelas atitudes do líder e gera aquele efeito cascata para o resto da organização.

Aprendi isso essa semana com meu time! Não adianta cobrar sem SER. Não adianta engajar sem estar engajado, descumprir e cobrar cumprimento.

Uma galera olha para o termo como “aquele gestor charope que fica em cima de tudo e reclama quando da errado”. Eu vejo de forma diferente. Se trata da habilidade do líder de prover FOCO e SUPORTE ao time diante das iniciativas e tomar as decisões necessárias para o sucesso da empresa.

Vamos olhar cinco formas de manter seu time mega engajado:

  1. Seja confiável e consistente: Faça o que você disse que vai fazer e apenas depois espere o mesmo dos outros. O caminho é: consistência, previsibilidade e follow up.
  2. Comunique suas expectativas, todos os dias: Não assuma que alguém vai preencher os buracos, veja todas as pontas, comunique com clareza. Isso inclui métricas, datas para entrega, clareza nos formatos da entrega e por ai vai.
  3. Empowerment: Depois que seu time sabe o que precisa ser feito, prazo e formato, dê o poder a eles para fazer o trabalho acontecer. Certifique-se de que eles possuem os recursos e conhecimentos necessários para tarefa.
  4. Ambiente Colaborativo: Certifique-se de que todos sabem quais são as maiores entregas de todos do time. É incrível quando o time todo engaja em seus desafios e colaboram um com os outros, isso faz com que eles se mantenham alinhados.
  5. Crie um ambiente de aprendizado: Seria ótimo se todos concluíssem tudo na primeira tentativa, mas isso é meio surreal. As pessoas vão errar e os processos precisam ser alinhados. Crie um ambiente de aprendizado e aberto aos erros!

Por fim, certifique-se de que esse processo não seja matemático/sistemático, ele deve ser orgânico, leve e gostoso para todos do time. Com essas dicas, pode ficar mais fácil para você criar aquele time de alto desempenho!

Abraços!

Vinicius Postai

Mande sua mensagem

SIGA A MOAI

TELEFONE

EMAIL

contato@mmoai.com.br

ENDEREÇO

Envie uma mensagem
Olá, quer ser membro MOAI?