Os 5 maiores erros ao se fazer networking

No último post falei sobre como o networking acaba se tornando o maior ativo em sua jornada empreendedora, hoje vou comentar sobre os maiores erros que os empresários cometem nessa área. Vamos lá?

1. Eles fazem networking no lugar errado

Eu sempre curti muito gestão de tempo e produtividade, aliás até hoje eu entro no “modo Buda de produtividade” que aprendi com o Raiam dos Santos e utilizo as técnicas do GTD e as ferramentas digitais indicadas pela Gabi Brasil, no entanto, apesar de ser uma pessoa muito focada em ação e resultado, ação demais na direção errada, não te leva a lugar nenhum.

Isso significa que, ir a todos os eventos de networking que aparecem na frente, conhecer todos os empresários que você troca cartão e atolar sua agenda de reuniões, pode se tornar puramente uma enorme perda de tempo. Como vou falar mais a frente, você precisa estar no ecossistema certo para que as coisas aconteçam.

Networking leva tempo, e muitas vezes você precisa conhecer algumas camadas diferentes do negócio para conseguir criar e alcançar a pessoa certa. Para isso, você precisa saber o que de fato você busca para o seu negócio, quais os grandes players desse mercado, as pessoas que possuem impacto direto na tomada de decisão desses caras, os evangelizadores, as demandas que esses players possuem, seus maiores desafios, dificuldades e etc.

Isso tudo é muito facilitado quando você está no local certo. Uma rede que se preocupe em trazer as pessoas certas, te ajude a se conectar com quem você precisa e a mapear os interesses de ambos os lados. Outro fator crucial, além da experiência do grupo, é a idoneidade e ética de quem a dirige e participa. Nos negócios e principalmente nos relacionamentos, seu nome é tudo. 

2. Eles se conectam no patamar errado

Não me leve a mal, eventos para indicações de negócio, troca de cartões e networking são importantes, inclusive conduzo eventos assim todos os meses. Neles podemos conhecer novos empreendedores, fechar alguns negócios, e expandir nossa rede. No entanto, um erro é desprender tempo demais com empresários que possuem o mesmo nível e maturidade empresarial que você, ou abaixo. 

Se você já foi em eventos de apresentações em clubes de negócios tradicionais, sabe o que estou falando. Empreendedores que buscam networking puramente para fechar vendas, não possuem um desafio de networking, possuem um problema de vendas interna! Networking não é sobre vender, mas sim sobre se conectar com pessoas que possam agregar a sua rede, fomentar parcerias ou pessoas que você possa vir a indicar para resolver problemas dos seus próprios clientes, amigos e por aí vai.

O foco ao criar relacionamentos, está em conhecer diferentes tribos, diferentes segmentos, variados níveis e expertises com pessoas que você confia e que irão agregar valor a sua rede. E não consecutivas conexões de vendas!

Se você já atingiu um patamar legal em seu negócio, e é procurado diariamente por pessoas que desejam te incluir em suas redes para que você possa as ajudar a resolver seus desafios, ótimo, mas você também precisa se relacionar com pessoas que resolverão os SEUS problemas. Que entendam e saibam o caminho das pedras.

Focar demasiado tempo em fazer networking para vendas ou apenas com pessoas do mesmo nível que seu negócio pode ser confortável, mas não vai te ajudar a crescer seu negócio e nem a criar a rede estratégica que você precisa constituir como um ativo pessoal e intransferível seu.

Portanto lembre-se, conheça diferentes pessoas, mas foque em conhecer tanto quem você pode ajudar, quanto quem possa ajudá-lo. Faça conexões para gerar relações e não para vendas, deixe as vendas para área de vendas. (Claro, isso não é uma regra, obviamente faremos negócios em redes de relacionamento, mas isso deve ser algo orgânico e não o foco).

3. Eles não exploram o valor das conexões criam

Muitos de nós até temos o acesso as pessoas certas, conseguimos conversar com elas, mas não conseguimos explorar o valor de cada contato. É um trabalho de “conectar os pontos”. Quais os desafios que esse empresário está passando? Quem faz parte da rede de contatos dele que eu possa agregar valor ou resolver algum problema? Quem essa pessoa precisa conhecer, que eu tenho acesso? Quem ela pode me apresentar? Como posso gerar valor para ela?

Você precisa saber identificar o valor de cada contato seu, o que ela precisa e como ela pode te ajudar. A partir daí você pode gerar valor e também receber, no mundo dos negócios, as coisas acontecem pelo apoio mútuo e troca! A relação precisa ser benéfica para ambos, e isso acontece quando vamos além da camada superficial de cada conexão.

4. Eles não possuem um sistema para otimizar o controle de seus relacionamentos

Quantas vezes você voltou de um evento de networking com os bolsos cheios de cartões e falhou miseravelmente em se conectar com as pessoas? 

Se você não tem um sistema para follow up de suas conexões, você não consegue desenvolver uma estratégia com elas. E mesmo que as oportunidades possam chegar até você, você acaba as perdendo.

Muitas pessoas acham que fazer networking é apenas conhecer uma pessoa atras da outra. Isso pode até criar uma rede gigantesca ao seu redor, mas não irá te ajudar a constituir o tipo de rede que estamos falando. Você precisa de um sistema para te ajudar a priorizar a frequência e tipo de contato que você precisa ter com cada pessoa de sua rede.

Na MOAI por exemplo, tenho filtros para contatos que falo todos os dias, semanalmente, quinzenalmente e até mesmo de meses em meses. Tenho pessoas que marco um almoço por ano para manter a conexão ativa, outras que preciso me conectar toda semana.

Com um sistema, você consegue agendar tarefas que farão você lembrar de gerar algum valor, indicar alguma coisa, convidar para algum evento ou mesmo checar como aquele contato está, dessa forma, você passa a se tornar visto e comprometido com sua rede de contatos.

5. Eles falham em gerar valor e criar relacionamentos de longo prazo

Eu já vi empreendedores chegarem para mim com uma lista com mais de 100 empresários pedindo o contato para ligar e fechar negócio. Bom, deixa eu te falar um segredo, ninguém vai fechar negócio com um estranho, ou com uma pessoa que aparece do nada entrando em contato com um interesse particular, isso é como conhecer uma pessoa na balada e já pedir em casamento na primeira noite.

Antes das pessoas estarem dispostas a te ajudar com grandes desafios, elas precisam te conhecer melhor, gostar de você, confiar em você. Este é o tipo de relacionamento gerado em nossos conselhos estratégicos. E a única forma de você criar isto, é você estar presente gerando valor de uma forma contínua, regular e com valor agregado.

O segredo não está na quantidade de contatos que você tem, mas na qualidade desses contatos e na sua habilidade de gerar valor de uma forma contínua para eles. Isso sempre é possível!

Tenha um plano para se conectar e gerar valor aos seus contatos importantes. Este valor pode vir de várias formas, sugestões de livros e artigos, conexões, convites, ligações, impressões suas sobre alguma coisa e por aí vai. Mais a frente vou mais a fundo nestas questões.

Bom, estes foram alguns erros mais comuns que enxergo em empreendedores quando tentam formatar networking, no próximo artigo vou entrar a fundo em como criar um planejamento estratégico pessoal para potencializar sua rede afinal…

Você tem um plano estratégico, um plano financeiro, um plano de ação, chegou a hora de falar sobre seu plano de networking!

Vinicius Postai

Entre em
contato com
a gente!

SIGA A MOAI

TELEFONE

ENDEREÇO

Mande sua mensagem

SIGA A MOAI

TELEFONE

EMAIL

contato@mmoai.com.br

ENDEREÇO

Envie uma mensagem
Olá, quer ser membro MOAI?