Os 3 principais erros dos empresários

Perdido na Lagoa, Bêbado no Na Praia e Vendedor de Pano de Prato no boteco, você tem algum?

Fala galera, beleza?

Hoje vou falar um pouco sobre o que eu VI (não é textinho comprado pra gerar conteúdo qualquer não) se trata de um apunhalado de coisas que eu peguei depois de ouvir mais de 400 empreendedores falando sobre seus desafios em negócios.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Bom.. sentei ontem, abri uma Kombucha e decidi compilar quais são os MAIORES erros que essa galera trouxe pra MOAI.

Bora lá?

Erro número #1 – Perdido na Lagoa

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Eu já tive que fazer aqueles cursinhos de reabilitação de carteira de motorista, piores dias da minha VIDA. Ver tudo aquilo de novo. Seta. Parar antes da placa de preferencial, ver a explicação de cada placa de sinalização e por aí vai..

Eu acho que a sensação que os empresários tem, quando escutam de novo que eles precisam DOMINAR SEUS NÚEMROS é parecida. Sabe aquela coisa que você SABE mas não FAZ? Pois bem… o primeiro erro é..

A MAIORIA NÃO SABE SEUS NUMEROS. Alguns não sabem NADA, outros não sabem informações relevantes como margens de lucro, precificação correta de produtos/serviços, não sabem quanto gastam com cada coisa, alguns não sabem nem se estão tendo lucro ou prejuízo.

Você já ligou para algum empreendedor, para vender algo ou chamar praquela viagem TOP de fim de ano, e ele falou “pô amigo, final de ano é tenso, tem decimo terceiro, tem férias, tem impostos”… aí você já sabe que seu amigo está no primeiro erro.

Ele não organiza os números, não provisiona as coisas, e por isso fica apertado ou tem a falsa impressão de que está ganhando dinheiro.

Você precisa encarar a realidade da empresa, acompanhar seus números e saber como está a evolução do seu negócio.

Principalmente, saber se está colocando foco no que realmente vai fazer o seu negócio crescer. E nessa onda, chegamos no próximo erro..

Erro número #2 – Bêbado no na praia

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Final de semana passado, eu estava no Na Praia curtindo um showzinho, mas não tinha comido nada e quando vi já estava meio tonto. Me perdi dos meus amigos e fiquei igual barata tonta andando naquela multidão de gente. Olhava pra todos os lados e não sabia para onde ir, liguei, mandei whatsapp mas ninguém me atendia. Fiquei ali quase 1h perdido até que eu decidi ir embora.

Quando eu decidi vazar, levei menos de 5 minutos pra sair do evento. Eu sabia onde era a saída. Agora para e pensa, você já viu aqueles caras nas baladas que parecem perdidos procurando alguém? Que ficam olhando pra 57 mulheres, dando voltas e acabam nem curtindo o evento, nem ficando com ninguém?

Pois nos negócios funciona do mesmo jeito. Um negócio sem meta, é um negócio perdido bêbado no meio do na praia, ou o amigão atirando pra tudo quanto é lado tentando a grande sorte de levar alguma mulher pra casa.

Amigos e amigas… 68% das empresas quebram por não ter um planejamento bem feito.. Segundo o Sebrae. Isso não é papinho, é um FATO. Dados.

Você precisa ter metas se quer realmente ter um negócio de alta performance.

Metas Anuais

Semestrais

Trimestrais

Mensais

Semanais

A equipe precisa saber qual a meta e você precisa “vender” bem a meta para equipe.

Você e sua equipe precisam saber QUEM, O QUE, COMO e QUANDO fazer cada atividade, segundo diretrizes claras e um plano de ação muito bem feito.. eaí vem o próximo grande erro..

Erro número #3 – Ser Igual a tiazinha que vende pano de prato no Fausto Manoel

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Imagina a cena. Você está na mesa de barzinho com 4 amigos ou amigas, tomando uma coisa qualquer. Chega à tiazinha que vende pano de prato. Posso falar com vocês? Ninguém responde e ela começa a falar. Você tenta interromper e ela continua..

“Gente, é que, eu vim do Piauí pra cá, perdi 3 ônibus, minha vó está cuidando da minha filha de 3 anos…”. e por aí vão 2 horas de conversa. Ninguém na mesa está ouvindo. Todo mundo só tem cartão. Ela está falando sozinha.

Parece estranho né? Mas empreendedores são muitas vezes iguais a tiazinha que vende pano no Fausto Manoel. Sabe por quê?

1.    Sempre acham que estão certos: Eu tenho meus motivos para minha empresa está como está. Eu sei que preciso vender. Eu só tenho essa opção. Então vou vender o pano e falar igual eu tenho feito os últimos 5 anos da minha vida.

2.    Não escutam as pessoas. Você se dispara a falar sobre os motivos do por que sua empresa (ou do por que você esta vendendo pano) não chegou lá ainda. Sem ouvir as pessoas, achando que você sabe de tudo e que não precisa aprender nada.

Esse é um erro FALTAL para os empresários. Eles se disparam a falar, falar e falar e não escutam. Mal sabem eles que isso mais prejudica do que ajuda. Como um empreendedor jovem e inovador, eu amava ficar falando de mim, da MOAI, do quão inovador foi o modelo de negócio, das minhas conquistas e tudo aquilo que alimentava meu ego.

Até eu tomar na cara e aprender: Pessoas inteligentes falam pouco. Escutam muito.

Nós não somos conhecedores de todas as coisas. Nós temos que ter humildade para assumir nossos defeitos (erro número #1) e saber ouvir os conselhos e apoio das pessoas. As críticas e opiniões. Isso faz toda diferença em nossa vida e negócios.

E você? Já esteve perdido na lagoa, bêbado no na praia ou foi a tiazinha que vende pano de prato no fausto Manoel? Como você lidou com esses erros em sua jornada empreendedora?

Abraço!

Vinicius Postai

Mande sua mensagem

SIGA A MOAI

TELEFONE

EMAIL

contato@mmoai.com.br

ENDEREÇO

Envie uma mensagem
Olá, quer ser membro MOAI?