A falta de planejamento e de conhecimento sobre o assunto são alguns dos principais motivos que geram problemas no processo tributário. Nesse artigo, você vai entender os erros de tributação que você não pode cometer!
Mas o que é Gestão Tributária e qual é sua importância?
A tributação de uma empresa é, basicamente, a administração de todos os processos que envolvam tributos e planejamento estratégico de negócios. Todas as ações voltadas a essa atividade têm impacto sobre o desempenho geral da empresa.
É muito importante estar por dentro de todas as atividades da empresa e entender suas necessidades, para assim se despreocupar a respeito dos processos do seu negócio, sem passar por nenhum aperto.
Ou seja, a eficiência de uma gestão financeira é fundamental. Uma boa gestão vai trazer crescimento, redução de gastos desnecessários, otimizando e fortalecendo os resultados.
Além disso, uma boa gestão tributária resulta na diminuição de riscos de irregularidades fiscais, além de trazer maior segurança, possibilitando a gestão de todos os recursos de negócios e facilitando o crescimento da empresa.
E não é só sobre administrar tributos!
Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em dezembro de 2022, mostra que 90% das empresas brasileiras lidam com algum problema fiscal.
Tudo isso por conta da falta de eficácia das companhias no processo de tributação e conciliação contábil.
Por isso, é preciso ter certeza de que a gestão financeira da sua empresa é eficiente. Desde o primeiro dia, já é necessário administrar recursos para assim fortalecer o crescimento da empresa.
O que nos leva ao erro na hora da tributação?
Sabemos que a organização tanto pessoal quanto profissional são indispensáveis quando se trata de gestão financeira. Se não houver organização, não tem tributação que dê certo!
É muito importante nortear as decisões da organização no que diz respeito a investimentos, uso de capital, pagamentos de conta, etc. Um gestor que não consegue se organizar, vai sofrer com problemas tributários no futuro.
Além de organização, é preciso ter planejamento. O que entra e sai dos caixas da sua empresa, juntamente com as metas de curto e longo prazo, são de extrema importância durante o processo de tributação.
A falta de planejamento, somada com a desorganização, tende a aumentar as chances de futuros erros que podem ser cometidos durante o processo de gestão financeira da empresa.
A falta de controle também merece destaque. Cerca de 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos por falta de gestão eficiente. Muitos motivos levam a essa falta de controle, como:
- Excesso de Juros e Multas
- Esquecer Datas
- Pagamentos Duplicados
Esses fatores resultam muitas vezes na falta de lucro, na perda de oportunidades e na capacidade de expandir o negócio. Além de gerar um aumento de dívidas, tornando insustentável manter uma operação de longo prazo na empresa.
Então, quais são os piores erros que podem ser cometidos?
Para muitos, apontar e explicar possíveis erros, pode parecer óbvio. No entanto, muitos empreendedores já cometeram erros gravíssimos relacionados à tributação de suas empresas.
Com isso, seus negócios deixaram de ser eficientes e seguros, causando prejuízo para milhares de empresários espalhados pelo Brasil.
Abaixo falamos um pouco mais sobre cada um deles:
A escolha errada do Regime Tributário
Ao errar na escolha do seu regime tributário, impactos como o aumento do custo do produto e a dificuldade em honrar com os pagamentos em impostos pode acontecer.
Gerando, assim, graves prejuízos financeiros para seu negócio.
O desconhecimento nas Mudanças de Leis
Não é fácil cumprir a legislação fiscal, ainda mais se não conhecê-las. Com as mudanças constantes nas leis, torna-se mais difícil ficar por dentro de todas.
No entanto, se não houver uma atualização diária sobre a lei, resultados como alguns problemas na gestão financeira vão acontecer.
A falta de investimento em Ferramentas e Profissionais
Apesar de parecer ser algo simples, o investimento em ferramentas e profissionais que possam auxiliar no processo tributário e financeiro, ainda é precário.
A falta de recursos profissionais, gera uma desorganização na empresa, trazendo assim, diversos problemas para o negócio.
Agora que você já sabe a importância da gestão tributária e que ela é um dos principais pilares para seu negócio, a MOAI convida você para participar do MOAI Talks Online, sobre Gestão Financeira Para Pequenas e Médias Empresas.
Para falarmos sobre o assunto, convidamos o MOAIER André Adolfo, fundador da BWA Global, empresa de gestão empresarial e contabilidade com mais de 2 mil clientes e 10bi de faturamentos operados.
Traga suas dúvidas, e venha crescer seu negócio! Clique aqui e faça sua inscrição para o evento.
Comecei minha carreira desenvolvendo consultorias em planejamento estratégico, formação de equipes de alto desempenho e coaching executivo.
Antes disso, trabalhei no segmento corporativo, desenvolvendo projetos de tecnologia de ponta, conectando demandas governamentais a soluções tecnológicas inovadoras.
Ajudo empreendedores e executivos a solucionarem desafios complexos, a se conectarem com oportunidades de negócio e a se desenvolverem como líderes.
A MOAI é a maior e mais criativa rede empresarial privada de Brasília, com cerca de 800 empreendedores dos mais variados segmentos.
Por meio da formação de conselhos estratégicos para tomada de decisões e suporte, eventos de conhecimento, networking e capacitação, já apoiamos milhares de empresários ao longo de 7 anos de história.
- Liderança e Genialidade Empresarial: Caminhos para o Sucesso - 23 de outubro de 2024
- Formação em Liderança e Gestão de Equipes: Habilidades - 21 de outubro de 2024
- Crescimento Sustentável Empresarial: Estratégias Resilientes - 18 de outubro de 2024