Em inglês existe um termo para “habilidade do seu time e sua de prestar contas”, basicamente, o nível de responsabilidade do seu time para fazer as coisas acontecerem.
Esse termo é: accountability.
Uma habilidade falha na maioria dos empreendedores (e validada por uma pesquisa em Harvard, onde 50% dos empreendedores receberam uma nota péssima para suas habilidades de manter o time “accountable”).
Isso não é muita novidade, pois é algo que NÃO PODE SER FEITO MEIA BOCA. Começa pelas atitudes do líder e gera aquele efeito cascata para o resto da organização.
Aprendi isso essa semana com meu time! Não adianta cobrar sem SER. Não adianta engajar sem estar engajado, descumprir e cobrar cumprimento.
Uma galera olha para o termo como “aquele gestor charope que fica em cima de tudo e reclama quando da errado”. Eu vejo de forma diferente. Se trata da habilidade do líder de prover FOCO e SUPORTE ao time diante das iniciativas e tomar as decisões necessárias para o sucesso da empresa.
Vamos olhar cinco formas de manter seu time mega engajado:
- Seja confiável e consistente: Faça o que você disse que vai fazer e apenas depois espere o mesmo dos outros. O caminho é: consistência, previsibilidade e follow up.
- Comunique suas expectativas, todos os dias: Não assuma que alguém vai preencher os buracos, veja todas as pontas, comunique com clareza. Isso inclui métricas, datas para entrega, clareza nos formatos da entrega e por ai vai.
- Empowerment: Depois que seu time sabe o que precisa ser feito, prazo e formato, dê o poder a eles para fazer o trabalho acontecer. Certifique-se de que eles possuem os recursos e conhecimentos necessários para tarefa.
- Ambiente Colaborativo: Certifique-se de que todos sabem quais são as maiores entregas de todos do time. É incrível quando o time todo engaja em seus desafios e colaboram um com os outros, isso faz com que eles se mantenham alinhados.
- Crie um ambiente de aprendizado: Seria ótimo se todos concluíssem tudo na primeira tentativa, mas isso é meio surreal. As pessoas vão errar e os processos precisam ser alinhados. Crie um ambiente de aprendizado e aberto aos erros!
Por fim, certifique-se de que esse processo não seja matemático/sistemático, ele deve ser orgânico, leve e gostoso para todos do time. Com essas dicas, pode ficar mais fácil para você criar aquele time de alto desempenho!
Abraços!
Comecei minha carreira desenvolvendo consultorias em planejamento estratégico, formação de equipes de alto desempenho e coaching executivo.
Antes disso, trabalhei no segmento corporativo, desenvolvendo projetos de tecnologia de ponta, conectando demandas governamentais a soluções tecnológicas inovadoras.
Ajudo empreendedores e executivos a solucionarem desafios complexos, a se conectarem com oportunidades de negócio e a se desenvolverem como líderes.
A MOAI é a maior e mais criativa rede empresarial privada de Brasília, com cerca de 800 empreendedores dos mais variados segmentos.
Por meio da formação de conselhos estratégicos para tomada de decisões e suporte, eventos de conhecimento, networking e capacitação, já apoiamos milhares de empresários ao longo de 7 anos de história.
- Como Ser um Bom Líder e Gestor: Estratégias para o Sucesso - 4 de novembro de 2024
- Treinamento para Formação de Líderes: Estratégias de Sucesso - 1 de novembro de 2024
- Networking Empresarial: Ampliando a sua Rede de Contatos - 29 de março de 2024